top of page

hematologia 
pediátrica

O hematologista pediátrico é um médico que une essas duas vocações: a ciência de tratar as doenças do sangue e o conhecimento no atendimento das crianças e adolescentes. Esse médico possui o conhecimento das particularidades das doenças do sangue e dos órgãos hematopoiéticos (medula óssea, os linfonodos ou gânglios linfáticos e o baço) na faixa etária pediátrica.

​

Quando um dos componentes do sangue ou órgão hematopoético apresenta algum problema, o hematologista faz a investigação, por meio de exames específicos de sangue, para identificar a causa e indicar o tratamento. O hematologista também avalia as condições de coagulação do sangue, como sangramentos excessivos ou situações que ocasionem tromboses e coágulos.​

4587_edited.png

hemoterapia

2802333_edited.png

Hemoterapia é o emprego terapêutico do sangue, que pode ser transfundido com seus componentes (hemocomponentes) e derivados (hemoderivados). Os principais hemocomponentes utilizados na terapia transfusional são: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado.

 

Cabe ao Hemoterapeuta a coordenação de bancos de sangue ou hemocentros como o responsável técnico e cabe a responsabilidade final por todas as atividades médicas, técnicas e administrativas. Estas responsabilidades incluem o cumprimento das normas técnicas e a determinação da adequação das indicações da transfusão de sangue e de componentes.
Os Hemoterapêutas também são responsáveis pela realização das transfusões de substituição (exsanguíneo-transfusão), pela transfusão intra-uterina e recuperação de sangue intra-operatório.
Ainda sob sua responsabilidade encontra-se o setor de Hemaférese, terapêutica que utiliza a troca e substituição plasmática, através de equipamentos especiais, por soluções colóides ou plasma humano, como forma de retirar do sangue substâncias indesejáveis, assim como a coleta de células tronco para transplante de medula óssea.

bottom of page