top of page
  • Foto do escritorJoão Pedro Locatelli Cezar

Síndrome de Down e Doenças Hematológicas

A Síndrome de Down é uma condição genética que afeta cerca de 1 em cada 700 nascimentos. Ela ocorre quando há uma cópia extra do cromossomo 21, resultando em características físicas distintas e um risco aumentado para certas condições médicas.


Entre essas condições, estão as doenças hematológicas, que afetam o sangue e os órgãos do sistema sanguíneo. Pacientes com Síndrome de Down têm uma maior prevalência de doenças hematológicas, incluindo leucemia mieloide aguda, leucemia linfocítica aguda, síndrome mielodisplásica e policitemia vera.


A leucemia mieloide aguda (LMA) é a forma mais comum de leucemia em pacientes com Síndrome de Down, e representa cerca de 10% de todos os casos de LMA. Pacientes com Síndrome de Down também apresentam um risco aumentado de desenvolver leucemia linfocítica aguda (LLA), que é a forma mais comum de câncer em crianças.


Além disso, pacientes com Síndrome de Down têm um risco aumentado de desenvolver síndrome mielodisplásica (SMD), uma condição na qual as células do sangue não amadurecem adequadamente. Esta condição pode progredir para leucemia mieloide aguda.


Lâmina de paciente com Leucemia Megacarioblástica Aguda, a mais comum nos pacientes com Síndrome de Down.

A policitemia vera é outra condição hematológica que ocorre com mais frequência em pacientes com Síndrome de Down. Ela se caracteriza pelo aumento do número de células vermelhas do sangue, o que pode levar a complicações como acidente vascular cerebral ou infarto do miocárdio.


Os tratamentos para as doenças hematológicas em pacientes com Síndrome de Down são semelhantes aos utilizados em pacientes sem a condição. No entanto, a Síndrome de Down pode afetar a tolerância do paciente aos tratamentos e aumentar o risco de complicações.


Em resumo, pacientes com Síndrome de Down têm um risco aumentado de desenvolver doenças hematológicas, incluindo leucemia mieloide aguda, leucemia linfocítica aguda, síndrome mielodisplásica e policitemia vera. É importante estar ciente desses riscos e discutir quaisquer preocupações com um médico.


Se você é um cuidador de uma criança com Síndrome de Down, é importante estar ciente dos riscos aumentados de doenças hematológicas. Recomendamos que você converse com um hematologista pediátrico para discutir quaisquer preocupações sobre a saúde da criança e garantir que ela esteja recebendo os cuidados necessários. Consulte um especialista para ajudar a garantir um futuro saudável para seu filho ou filha.


Aviso Legal: Este documento é apenas para fins informativos e não deve ser considerado como aconselhamento médico nem deve ser usado para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Sempre consulte um médico qualificado para aconselhamento médico e tratamento. As informações contidas neste documento não substituem a avaliação médica profissional.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page