• João Pedro Locatelli Cezar

Jogos de Vídeo Game para Crianças em 2020



Através dos anos, jogar vídeo game evoluiu de um hobby para poucos para um fenômeno entre crianças, adolescentes e adultos. Após o advento da internet é possível conectar diversos jogadores numa mesma partida ou jogar com seus amigos de diferentes localidades. Eu aprendi com diversos jogos lições valiosas de partilha, humildade e crescimento pessoal, além de ter praticado muito meu inglês e espanhol, pois pouquíssimos jogos possuíam localização para o português. Além disso, alguns estudos mostram que os jogos podem aumentar a saúde cognitiva e ajudar crianças a desenvolver habilidades sociais. Associado a isso, em 2020 foi aprovado o primeiro jogo de vídeo game como tratamento para crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade pelo FDA (Food and Drug Administration, a Anvisa dos Estados Unidos).


Jogos são muito legais, porém nem todos são recomendados para crianças e adolescentes. Os pais devem investigar e providenciar títulos apropriados para a idade. Afinal, um jogo desenvolvido para uma criança de 11 anos não vai funcionar bem para uma criança que está entrando na primeira série, muito menos um desenvolvido para os adolescentes. Cada jogo possui uma faixa etária indicativa na sua caixa pelos conteúdos que traz. O tempo na frente das telas também é um fator importante. Sabemos que crianças não devem passar mais que 3 horas por dia em frente a telas (e isso somando TV, vídeo game, tablet, celular) e os adolescentes 4 horas por dia.


A maioria dos sistemas de vídeo game possui travas e controles para os pais, é muito importante ler o manual dos aparelhos ou buscar na internet como criar essas proteções para que as crianças não acessem conteúdos impróprios ou passem do tempo estipulado pelos pais.

Mas sobretudo, jogar é divertido, e podemos utilizar isso para estreitar laços com nossos filhos, amigos e nos divertir.


Aqui vai uma lista de jogos que eu considero apropriados para crianças e adolescentes:


Mario Kart 8 Deluxe

Plataforma: Wii U e Nintendo Switch

Idade indicativa: todas as idades


Corrida de karts cheios de itens mágicos e com personagens carismáticos em pistas coloridas que vão de vulcões até o mundo submarino passando por um arco-íris? Tudo isso está presente em Mario Kart 8. A diversão é garantida, pois além de habilidade para dirigir, o jogador vai precisar pensar em estratégia e ter um pouco de sorte. Localmente pode ser jogado em até 8 jogadores e também através da internet.


Untitled Goose Game

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC e Mac

Idade indicativa: todas as idades


Talvez após jogar esse jogo, as crianças deem um pouco de trabalho. Não se deixe enganar pelo traço minimalista e pelo personagem principal ser um ganso, sim é um ganso. O jogo te transforma em um ganso arteiro que sai coletando plantas, criando piqueniques e ligando o rádio de um jardineiro. É um jogo que garante muitas risadas e ensina as crianças a não fazer coisas erradas (ou permite que elas façam lá dentro do jogo). O jogo ganhou um BAFTA de melhor jogo para família em 2019.


Sonic Mania

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC

Idade indicativa: todas as idades


Sonic Mania é a reencarnação do Sonic clássico, jogado por nós lá no início dos anos 90. Esse jogo dá a chance de introduzirmos um jogo que muitos amaram quando crianças e ainda assim brincar com seus filhos.


Just Dance

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Android e iOS

Idade indicativa: todas as idades


Como o nome já diz: basta dançar. Esse jogo traz sucessos de música de todas as décadas e de muitos artistas. Uma coisa ótima sobre ele é que ele promove a atividade física. A plataforma para jogos online é segura e confiável. Diversão garantida com amigos e família.


Spyro Reignited Trylogy

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch

Idade indicativa: todas as idades


É uma coletânea dos três jogos clássicos de Spyro que foram redesenhados para a resolução e potência dos consoles atuais. Os jogos contam a história de Spyro, um dragão que luta com diversos inimigos para trazer a paz em diversos mundos.


Splatoon 2

Plataformas: Nintendo Switch

Idade indicativa: todas as idades


Se seu filho gosta de pistolas d’água, tinta e desenhar, esse é o jogo perfeito para ele. Ele combina os elementos de um paintball com um jogo rápido e dinâmico online. Os personagens são uma espécie de adolescentes-polvos que atiram tinta de suas armas coloridas. Ganha o time que pintar mais o mapa com a sua cor. Ensina sobre trabalho em equipe, coordenação e raciocínio rápido. As partidas online são curtas o que não ocasiona uma imersão dentro do jogo sem possibilidade de parar.


Pokémon Sword / Pokémon Shield

Plataformas: Nintendo Switch

Idade indicativa: todas as idades


O sucesso das telinhas na verdade surgiu nos vídeos games, lá no antigo GameBoy®. A mais nova entrada nos jogos da franquia é a dupla Pokémon Sword e Pokémon Shield e traz gráficos 3D, mapa em mundo aberto e melhor jogabilidade. É um dos jogos que ajudou gerações a ler em inglês, visto que eles não possuem tradução para o português do brasil. No jogo, o jogador deve capturar e formar a sua equipe de 6 monstrinhos que possuem diversas vantagens e fraquezas para encarar uma competição em ginásios, batalhas contra pokémon selvagens e outros treinadores e também contra a Liga Pokémon. Nesse universo já existem mais de 890 diferentes espécies de pokémon. O jogo conta com modo online e a possibilidade de trocar Pokémon com seus amigos pela internet ou pessoalmente por wireless.


Minecraft

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Amazon, Nintendo Switch, Android e iOS

Idade indicativa: todas as idades


Minecraft está presente há diversos anos, principalmente por ser um jogo muito versátil. Há pedaços de exploração, manejo de recursos, criação e claro, combate. Podemos dizer também que Minecraft é educativo e pode ensinar noções básicas de programação às crianças, visto que há a possibilidade de mudar o código-fonte do jogo que é baseado em Java. A experiência é proveitosa tanto para pais quanto filhos. Jogar no modo criativo ou sobrevivênciavai ensinar seus filhos alguns conceitos como cooperação e interação social.


Jogos LEGO

Plataformas: diversas

Idade indicativa: a depender do jogo

Pais e filhos encontram a oportunidade de se divertir com jogos licensidados da LEGO desde 2005, com temas desde a própria LEGO até Harry Potter, Senhor dos Anéis e Star Wars. Esses jogos brincam com a prerrogativa dos brinquedos reais de montar e desmontar e são ótimos para serem jogados em equipes, trabalhando a cooperação.


Little Big Planet 3

Plataformas: PlayStation 3 e PlayStation 4

Idade indicativa: todas as idades


Para mentes criativas esse jogo de plataformas é imperdível. O jogo transita em fases com quebra-cabeças desenhados para que crianças pequenas consigam resolver. Mas a parte mais divertida é o modo de criação de fases, onde o jogador cria suas próprias aventuras.


Nintendo Labo

Plataformas: Nintendo Switch

Idade indicativa: todas as idades


Onde o físico e o virtual se encontram. Nintendo Labo são jogos e acessórios para o Nintendo Switch, esses acessórios permitem que as crianças (e adultos) criem diversos dispositivos feitos de papelão para inventar novas formas de jogar, é possível construir um piano (que toca!), um robô, insetos que andam, entre tudo que se possa imaginar. Labo é um fábrica de criação que as crianças vão ativar sua imaginação e criatividade para inventar diversas formas diferentes de brincar.


Zelda: Breath of the Wild

Plataformas: Nintendo Switch

Idade indicativa: maiores de 10 anos


O mais novo jogo da franquia Zelda é um jogo de ação e aventura repleto de exploração em um mapa gigantesco. Esse jogo já recebeu diversas honrarias incluindo melhor jogo do ano e é considerado por muitos (incluindo este médico) o “melhor jogo de todos os tempos”. A sua jogabilidade é intensa e difícil até para jogadores experientes, mas as sensações de descoberta, vistas incríveis, experimentação do desconhecido fazem desse jogo tão especial. O jogo (assim como a franquia) fala ainda sobre escolhas, sobre conquistar e lutar pelo seu crescimento pessoal e sobre virtudes.


Overcooked 2

Plataformas: PC, Xbox One, Nintendo Switch, PlayStation 4

Idade indicativa: todas as idades


É um jogo caótico de pensamento rápido, partidas mais rápidas ainda sobre gerenciar uma cozinha! Os jogadores são transformados em pequenos chefs de cozinha e devem executar as suas funções rapidamente e servir pratos para evitar... o fim do mundo! O jogo ensina sobre cooperação, estratégia e agrega momentos de muita risada na família.


Cuphead

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC e Mac

Idade indicativa: maiores de 10 anos


Não subestimem a estética de desenhos animados da década de 50 desse jogo, ele é extremamente difícil. Esse jogo é rápido, desafiador e muito bonito! Traz um sentimento nostálgico pela sua estética e sonoplastia. Cada fase vai desprender de você e seu pequeno várias tentativas até o sucesso.

Animal Crossing: New Horizons

Plataformas: Nintendo Switch

Idade indicativa: todas as idades


Animal Crossing é um jogo tranquilo, leve e calmo. Na última instalação da franquia: New Horizons o seu personagem se muda para uma ilha deserta onde deve criar a sua própria ilha. Você procurará por frutas, galhos, pedras e com ele pode criar novos itens como varas de pesca e redes para insetos. O jogo acompanha o tempo real, quando for noite será noite no jogo e o mesmo acontece com as estações do ano. A sua ilha contará com um museu para mostrar as espécies de insetos, peixes e fósseis descobertas. Conversar com os animais que também habitam sua ilha e conhecer suas personalidades é muito divertido, troque presentes com seus vizinhos. Além disso é possível visitar as ilhas dos seus amigos, mandar móveis de presente entre diversas atividades. Esse jogo ensina às crianças o senso de partilha, de vida em comunidade e de respeito ao meio-ambiente. Eu jogo e indico!


onde encontrar

contato

(51) 3407-6597

(51) 99225-0368

contato@joaopedrolc.com

Rua Gomes Jardim, 301 - 414

Medplex Santana - Torre Sul

Porto Alegre, RS - Brasil

90620-130